Zack & Wiki [Wii]

zack-banner copy
Em 2007 a Capcom lançou para Wii o título Zack & Wiki, jogo de inteligência, repleto de puzzles, onde uma hilária dupla, caçadora de tesouros, atravessa cenários cheios de armadilhas. A aventura utiliza-se em sua plenitude da tecnologia disponibilizada pelo Wii Remote – baseando-se no point-and-click e em movimentos que simulam situações reais.

zack1
Zack, o protagonista da história, é um jovem pirata pertencente ao clã Sea Rabbits. Ele é acompanhado durante a partida por Wiki, seu fiel escudeiro. Wiki é uma espécie de macaco dourado que além de dar dicas importantes em situações difíceis, transforma-se em um sino mágico bastante útil. O objetivo da dupla é recuperar uma série de artefatos perdidos nos mais diversos e perigosos estágios do game, a fim de libertar um pirata legendário, chamado Barbaros, de uma maldição milenar.
Zack2
A mecânica do jogo não é focada em ação, mas sim na solução de enigmas dos mais variados tipos. Desta forma, Zack & Wiki é para aqueles que gostam de desafios inteligentes, pesando prós, contras e as conseqüências oriundas de cada decisão tomada. As fases são relativamente pequenas; com poucos e acessíveis ambientes, que variam desde paisagens tropicais a geleiras escorregadias. O jogador simplesmente desloca o personagem, apontando e clicando para o local desejado. Cada lugar é constituído de mistérios a se desvendar. Cada mistério deve ser solucionado com o apoio de um item e cada item deve ser manipulado através de movimentos criativos do Wii Remote. Por exemplo, o uso do guarda-chuva requer que o controle fique posicionado verticalmente, enquanto que movimentos circulares são necessários para girar manivelas. Inclusive o balanço do sino mágico é executado através do acessório remoto. Apesar de alguns raros probleminhas de ações equivocadas (como abrir no lugar de fechar ou descer ao invés de subir), esta forma de jogabilidade foi bem executada, acrescentando bastante originalidade à experiência final.
zack3
O design dos puzzles são extremamente criativos - com missões de fácil resolução no início, mas que tornam-se desafiadoras com o passar do tempo. O gamer pode pedir ajuda a uma boneca de pano falante, caso perceba muita dificuldade, porém terá que desembolsar por cada pista recebida. Ao cair numa armadilha e morrer, Zack pode ser recolocado no cenário sem precisar recomeçar tudo novamente, mas outra vez, mediante uma taxa.
Zack & Wiki também oferece multiplayer. Neste modo, uma ou mais pessoas atuam como ajudantes, procurando pistas e objetos que facilitem a solução dos enigmas. Não é uma opção tão caprichada, contudo, até que funciona legal, se propondo em fazer com que mais cabeças pensantes funcionem simultaneamente.
Zack4
A aventura é recheada de vários outros personagens que, apesar de bem desenhados e animados como cartoons, acabam atuando como meros coadjuvantes na história. Na verdade a trama em Z&W está longe de ser bem elaborada; resumindo-se sempre em recuperar relíquias, parecendo repetitivo. Entretanto, a diversidade de ambientes e os mistérios bem bolados acabam por garantir horas e horas de entretenimento.
Os gráficos são um dos melhores já vistos no Wii - trabalhados em cel shading, com cores vivas e artworks estilosas, num visual límpido, como em desenhos animados. A taxa de quadros por segundo mantêm-se constante, com poucos slowdowns. O som e a trilha musical não são filé mignon, mas também não desapontam.
Zack5
Mesmo com uma jogabilidade simples, fundamentada basicamente no point-and-click, e uma história clichê de piratas que caçam tesouros, Zack & Wiki desponta no console da Nintendo como um ótimo jogo, pois, além de incríveis gráficos à la cartoon, apresenta uma seqüência memorável de quebra-cabeças de qualidade, garantindo uma inteligente e divertida experiência ao jogador. A Capcom mais uma vez mostrou-se competente, pois criou um título único, que somente o Wii poderia rodar, explorando as funcionalidades do controle remoto como poucas third parties conseguiram.
Nota: 8,5/10
Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Rapaz, eu baxei essa preula ae XD
    E agora até me empolguei em jogar. Terminando o que estrou jogando aqui, eu pego ele de jeito XD

    ResponderExcluir
  2. Tipo. Acho melhor nem ler essas análises de jogos de Wii... É que meu teclado não é a prova d'água, sabe... Rs

    ResponderExcluir