Face-Off (Knight Lore Spectrum versus Remake MSX)

KNIGHTLOREREMAKE

Knight Lore, originalmente lançado para o ZX Spectrum em 1984, teve várias versões para outras plataformas ao longo dos anos. Um remake que chamou a minha atenção foi produzido em 2009 para o MSX 2. Confesso que não esperava que um game de 1984, recriado num hardware que já está para lá de obsoleto, pudesse ficar tão bem feito. Manuel Pazos e Daniel Celemín realizaram um trabalho magnífico! Corrigiram bugs, aprimoraram a jogabilidade com a introdução do mapa e elevaram o patamar gráfico com a inclusão de detalhes, paleta de cores diferenciada e novas animações.

A título de curiosidade, fiz este post para comparar o jogo de 1984 ao remake de 2009. Vale relembrar que o MSX também teve versão de KL lançada na época, num port idêntico ao hit do Spectrum.

clip_image002

Não querendo menosprezar a primeira versão, que já era ótima, mas a diferença na riqueza de detalhes é gritante. Notem nas imagens acima os efeitos de sombra, ausentes no jogo original, bem como as tochas acima das portas e as ranhuras nas rochas. Sem contar que o labirinto não é mais monocromático. Espetacular, não?

clip_image004

O lobo, antes simpático, tem cara de bad boy agora. O contador de vidas e os pergaminhos na parte inferior do video também estão mais bem feitos. Adorei os vestígios de sangue entre os espinhos e o guardinha (passando entre os portões na foto acima), que não parece mais um soldadinho de chumbo.

clip_image006

À noite os cenários ganham tons sombrios no remake. Reparem como a mesma sala se torna escura após o crepúsculo.

Esqueça o lápis e o papel, pois agora há a opção de se visualizar o mapa na tela ao pausar a aventura. A ordem aleatória da disposição dos objetos já não é mais problema, uma vez que o mapa revela a localização de cada um deles. Os quadrinhos preenchidos em azul, na foto abaixo, representam as salas já visitadas pelo protagonista Saberwulf.

clip_image008

Infelizmente, nem tudo são rosas. Os efeitos sonoros acabaram não recebendo o mesmo update que o visual, ou seja, continuaram simplórios. Os frequentes slowdowns também não foram solucionados. A jogabilidade, com a exceção da feliz inclusão do mapa, pouco mudou, permanecendo meio truncada à primeira vista; mas perfeitamente administrável com um pouquinho de treino.

Knight Lore Remake é mais uma opção àqueles que querem conhecer clássicos sem precisar encarar gráficos muito datados. Meu Dingoo não teve descanso enquanto não desbravei cada canto do “novo” castelo do Mago Melkhior. Todas as inclusões discutidas neste artigo, principalmente a facilidade do uso do mapa, abrilhantam ainda mais a experiência que já é ótima no original. Apesar de alguns incômodos slowdowns e do som não ter recebido o mesmo cuidado que o visual teve, não há porque reclamar de alguma coisa nesta versão. Os programadores responsáveis foram bastante competentes e o resultado final obtido é de encher os olhos, quase inacreditável em se tratando de um hardware de 8 bits.

9/10

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário