Knight Lore [Zx-Spectrum]

KnightLore-gaga copy

O Sinclair Zx Spectrum (conhecido no Brasil como TK-90X), era um microcomputador de 8 bits muito interessante , cheio de jogos divertidos. Os criativos programadores da época foram responsáveis por títulos incríveis, como The Great Escape, Stop the Express, Manic Miner e o magnífico Knight Lore (Ultimate Play the Game, 1984).

Contextualizado na idade média, KL narra a estória de um herói amaldiçoado que transforma-se em lobisomem à presença da lua cheia. Dentro de um castelo claustrofóbico e repleto de puzzles perigosos, o personagem terá um prazo bíblico de 40 dias e 40 noites para evitar que o encanto o persiga até o fim de seus dias. O único ser capaz de ajudá-lo nesta empreitada é o mago Melkhior, que com o intuito de fabricar uma poção de cura em seu caldeirão, solicita ingredientes raros. Esses itens estão perdidos pelo castelo, e devem ser jogados no caldeirão em uma ordem aleatória, ou seja, que muda a cada partida, garantindo assim o replay value do jogo.

KL3

Os gráficos são primorosos, tanto pela riqueza de detalhes quanto por alguns efeitos presentes na partida; como por exemplo, a sensacional metamorfose homem-lobo. As fases são monocromáticas: uma limitação de hardware que borrava cores diferentes obrigava os programadores a usar esse tipo de recurso. O trabalho da Ultimate foi um dos precursores na introdução da perspectiva isométrica 3-D, bem como, na forma contemporânea de interação entre jogador e cenário/objetos.

O som é legal, mas (como em 90% da biblioteca do Spectrum) tem suas fraquezas. Só há uma música na introdução, e durante a partida o que se pode ouvir são apenas barulhos dos passos do protagonista, entre outros efeitos de destruição e coleta de itens.

transformacao

A hilariante transformação do herói

A jogabilidade tem suas limitações; a princípio iniciantes costumam se sentir pouco à vontade com os comandos, mas dá para se acostumar com um pouquinho de treino. A aventura é desafiadora, com grande quantidade de armadilhas e inimigos. A IA do jogo é intrigante; durante a noite, provavelmente por causa da presença do lobisomem, o comportamento dos adversários torna-se mais feroz.

Hoje existem vários maneiras de se jogar KL, tanto em sua plataforma de origem quanto por emuladores ou em sites retro. Até um remake rola na internet. Eu, particularmente, costumo jogá-lo no Dingoo (pelo software GP2Xpectrum), que permite o uso de save state, o que é praticamente obrigatório diante do insano nível de dificuldade do título.

KL1

Knight Lore marcou minha infância como um verdadeiro divisor de águas. Era imensamente satisfatório procurar os ingredientes mágicos no castelo do mago Melkhior, enquanto meus amigos, perplexos, admiravam o alto padrão gráfico da época. O título para Zx Spectrum quebrou paradigmas e introduziu um gameplay totalmente reformulado que ditaria tendências por muitos anos.

9/10

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Olá, sou um grande fã desse jogo também. Knight Lore é o jogo do TK90X que mais gostei e ainda gosto muito. Eu fiz um pequeno tributo na minha homepage, se desejar pode dar uma visitinha por lá.

    ResponderExcluir