Basquete de Rua Maneiro: Street Hoop [NEOGEO]

retronews-banner copy

Olá leitores do Retronews! Continuemos então a desbravar o mundo do NEOGEO, hoje com mais um game de 1994, ano de excelentes lançamentos para o console da SNK.

A plataforma NEOGEO, especialista em games de luta, também apostava, mesmo que pouco, em outros estilos, como aventura, tiro e esporte. Street Hoop, game de basquete, foi uma das apostas que deu certo. O trabalho da Data East se propunha em divertir, num estilo despojado, semelhante ao de NBA Jam, só que com ainda menos comprometimento às regras oficiais.

sh1 copy

A partida acontece entre seleções (versões japonesa e europeia) ou clubes americanos (versão americana), com dois times de três atletas em quadra. Exceto pela diferenciação entre cestas de 2 ou 3 pontos, não há lei em SH, sendo possível derrubar adversários, interromper a descendente da bola e demorar o quanto quiser no ataque. Tais características fazem com que o jogo transcorra de modo frenético, com poucas pausas, já que nem pela lateral a bola sai. Todas as equipes devem ser derrotadas para que o título de campeão seja alcançado.

Os gráficos são charmosos, com cenários urbanos, platéia jovem e boa animação. Apesar do tom informal,  as quadras oferecem um espetáculo visual pra lá de profissional. Estão presentes as tradicionais enterradas, bandejas, arremessos de curta e longa distância, além das jogadas surreais, com bolas flamejantes e atletas praticamente voando como relâmpagos.

sh2

Na versão americana (à esquerda) há times locais; nas outras, seleções.

Os efeitos sonoros são satisfatórios, com barulhos peculiares da bola, comemorações do elenco e ovação da torcida. As músicas em estilo hip-hop são maravilhosas! O game não deixa a desejar nem um pouco neste quesito, dando um show de ritmo. Um exemplo disso é “Standin’ on the black top pickin’ our teams“, track viciante que toca no intervalo das partidas. A versão NEOGEO CD é ainda mais alucinante, pois os programadores retrabalharam as canções, adicionando qualidade às vozes e instrumentos.

A jogabilidade é outro fator positivo, pois com apenas dois botões é possível fazer inúmeras jogadas. Os personagens são leves e a troca de passes é simplificada. À medida que os pontos vão sendo conquistados, uma barra chamada super shot vai se completando; uma vez cheia, o gamer pode executar arremessos mágicos de três pontos ou mega dunk shots!

image

O desafio em SH foi bem dosado, não tendendo tanto ao céu, tampouco ao inferno. Pode parecer elevado a princípio, mas uma vez que se descobre o “macete” tudo flui naturalmente, sendo perfeitamente possível fechar o jogo sem nenhum continue.

A Data East mostrou muita competência ao desenvolver Street Hoop: Basketball 3-on-3 para NEOGEO. A ausência de regras e a trilha sonora alucinante criam um clima de pura ação; proporcionando diversão 100%. Recomendadíssimo! Principalmente no NEOGEO CD, que por apresentar qualidade musical ainda maior é a “versão definitiva” do jogo.

9,0/10

Share on Google Plus

About Sandro Vasconcelos

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. cara, comecei um retroblog também, se estiver a fim de parceria é só falar, o endereço é www.telejogos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Claro com certeza. ao meio dia add seu link nos parceiros.

    ResponderExcluir