sábado, 23 de julho de 2011

10 razões para você NÃO comprar um Nintendo Wii

opinião

1) Gráficos não acompanharam a qualidade dos concorrentes. Apesar do console exibir alguns trabalhos visuais agradáveis, não é possível ver um avanço significativo neste quesito em comparação à geração anterior. Infelizmente a resolução do aparelho se limita à 480p, enquanto que os rivais chegam à 1080p;

2) Ausência de apoio das third parties. Enquanto PS3 e XBox-360 têm apoio maciço das thirds, o Wii recebe lançamentos de maneira esporádica, sobrevivendo, basicamente, das franquias da Nintendo;

3) Jogos caça-níqueis. As empresas, aproveitando-se da febre de vendas do hardware, começaram a lançar ports da geração anterior sem ou com poucas melhorias, buscando lucro rápido;

4) Sensores de movimento pouco aproveitados. A grande sensação, que diferenciava o Wii dos demais em 2006, eram os sensores de movimento, entretanto, a opção foi pouco ou mal utilizada pelas softhouses. Infelizmente, são escassos os games que utilizam o remote de maneira eficiente;

5) Quantidade exagerada de acessórios. Para você jogar todos os estilos presentes na biblioteca do Wii, é necessário adquirir pelo menos: 2 Wii remotes, um controle clássico, um Balance Board (balança), um Motion Plus (dispositivo que aumenta a sensibilidade do remote), um controle de GameCube e um memory card. Além disso o console ainda dispõe de dezenas de periféricos e perfumarias;

wii-familia

6) Rede online burocrática. Enquanto a PSN e principalmente a Live são dinâmicas, a rede online do Wii é travada com os Friend Codes. A Nintendo alegou que tal prática existe para proteger crianças contra a pedofilia, a causa pode até ser nobre, contudo, na prática, o que se vê é um sistema online insatisfatório;

7) Períodos de apagão. O videogame até que recebe bons games, todavia, há alguns períodos do ano (como o de agora), em que os consumidores ficam a ver navios ou contando os dias à espera de algum blockbuster. Parece até que a BigN já está abandonando o suporte ao aparelho;

8) Jogos e acessórios caros;

9) Virtual Console defasado. No começo os lançamentos para o Virtual Console fluíam semanalmente, sempre com bons títulos. Atualmente a biblioteca apresenta-se bastante defasada e com qualidade duvidosa. Os custos de aquisição no Virtual Console também são elevados, haja vista que os jogos de sua prateleira são antigos e já deram sua contribuição para a indústria do divertimento eletrônico;

10) Jogos pouco inspirados. Com exceção das franquias Nintendo e das criativas softhouses independentes, as produtoras tradicionais temem arriscar novas fórmulas, preferindo a mesmice.


Siga @Tandrilion no Twitter!

15 comentários:

Única razão pra comprar: alguns poucos jogos da própria Nintendo.

A décima razão do post resume bem os meus motivos de não ter, e nunca querer ter, um console Wii. Não sou fã de Zelda e nem de Metroid. Então fico quase que limitado apenas a bons games do Mario, caso tivesse um Wii. Ainda não tenho um console da atual geração (mesmo estando jogando alguns games novos que possuem versão para PC), mas ou comprarei um Xbox 360 ou um PS3 no futuro. O Wii não é um console que compensa para mim, pois tem poucos (ou quase nenhum) games que me interessam.

Pra mim o Wii começou com Dead Space Extraction e terminou na trilogia Metroid Prime, onde o uso do Wiimote é divertidíssimo. Fora isso, como não sou dependente dos jogos de Mario (que são incríveis, como sempre, mas acabo não dando tanta atenção), ele é o console líder em juntar poeira aqui no SuperConsole :)

Só concordo com 1 dos 10 motivos, que é o relativo à rede online do console que realmente não serve pra nada, ja com os outros 9, não concordo com absolutamente nenhum, pra mim são todos bem interpretáveis de acordo com a pessoa que lê.

Por exemplo:
- acessórios? eu tenho 2 motes (normal ter 2 controles né), fora isso tenho 1 Motion Plus e 1 Classic, e com isso eu jogo TUDO do Wii. Dizer que outros acessórios são necessários é mentira.
- Gráficos? Ninguém compra um Wii procurando gráficos Oo Se isso contasse ele não teria vendido quase 90milhões de unidades.
- Jogos e acessorios caros?? como se existisse jogo barato na geração toda kkk Essa pra mim soa como FALTA de motivos reais pra completar 10 kkkkk
- Virtual Console defasado???? Po, vc quer que eles coloquem sua FullSet inteira de SNES e MEGA lá?? Vai jogar no PC maninho kkkk NVC é um emulador para pessoas que não sabem mecher com emulador, pra isso ele é perfeito.
- Ausencia de apoio de thirds? Pô Tandrilion XD Estamos falando de Wii, não de Game Cube! O Wii recebeu jogo pra caramba de thirds, muito mais que o Game Cube. O Apoio pode não ter sido o mesmo do dado para o PS3 ou X360, mas é loucura se reclamar disso ou citar como um defeito tanto pq o "apoio diferenciado" para os outros consoles se resume a FPSs e continuações de franquias já existemtes.

O Wii HOJE é um console morto vivo, não sai mais nada para ele, e o sopro final de vida serão os jogos Skyard Sword e as versões americanas de Xenoblade e The Last Story, PORÉM, eu diria até que, tendo em vista que um novo console da Nintendo está a caminho, a pessoa poderia sim adquirir um Wii hoje sem medo de nada, pois ela teria muitos bons e excelentes jogos para detonar antes que este sucessor seja lançado, sem contar que o aparelho está muito barato hoje em dia.

Eu acho que os motivos apresentados aqui foram bem mais fracos do que os apresentados no tópico do PS3. Vamos ver agora o de X360 kkkkkkk

@Sabat revoltz Hehehee Né... o Wii é um dos consoles que não tenho tesão algum de comprar... acho que sou retrô ao extremo! nada de Xbox, play e wii!! Hayy

Pra mim o único motivo que me impede hoje de comprar um Wii é um treco chamado Wii U, como não tenho grana então vou juntar pro próximo que é retrocompatível. Não adianta, pra mim sem Mario, Zelda, Metroid & Cia. a diversão não é completa.

Concordo em partes com o Sabat, falar que gráfico do Wii é inferior aos seus concorrentes e utilizar isso como motivo para não comprar é pura ignorância (é como a velha briga de SNES e Mega Drive), isso sempre foi deixado claro, a Nintendo não tinha a intenção de fazer um console HD, mas sim um console interativo, e conseguiu.

O motivo 2 não vou nem comentar. O motivo 3 acontece nos seus concorrentes também.

O motivo 4 é em partes, tem jogos que eles foram utilizados e foram bastante criticados, como Donkey Kong Country Returns, digamos que o problema maior foi o público se adaptar. Duvido que será muito diferente agora com o Kinect, que NEM CONTROLE TEM.

O motivo 5 é mentira, controle (WiiMote) todo video game tem, mas dizer que tem muitos acessórios é um absurdo, Mega Drive e SNES também sofriam do mesmo e ninguém nunca disse nada.

O motivo 6 é o que menos posso dizer, não tenho Wii, embora seja o que mais tenha contato dos consoles da nova geração.

O motivo 7 é normal, com qualquer video game isso acontece, manter um console na ativa por 5 anos e querer título bom toda hora é complicado.

O motivo 8 é curioso, pois os de seus concorrentes são praticamente iguais ou até mais caros.

O motivo 9, discordo, pois embora faltam alguns jogos no Virtual Console (porque clássico de video game nesse mundo é o que não falta), mas só de ter jogos de Neo-Geo e Turbo Grafx-16 pra mim já é fantástico!

Quanto ao motivo 10, falar que o Wii não inovou é me fazer rir, como se o X-Box 360 e Playstation 3 não tivesse caído na mesmisse de se preocupar mais com gráficos do que com diversão. Sem contar os trocentos FPS.

Não tenho muito a dizer, pois a biblioteca do WII é muito atraente para mim, principalmente depois do DK returns *-*.

Acredito que precisaria passar um bom tempo com o console para dar uma opinião concreta! ;)

Gente, queria deixar uma coisa bem clara. Ao colocar as 10 razões, não quero dizer que não gosto do console (tanto do PS3 quanto do Wii). Só desejo mostrar que, ao mesmo tempo em que o aparelho tem defeitos, ele também tem qualidades, pois, medir prós e contras é uma questão de consciência quando se adquire algum produto.

Um motivo pode ser crucial prá um gamer e menos para outro, por exemplo, eu não ligo tanto para gráficos, logo a razão 1 para mim é insignificante. Entretanto, não há como negar que tal característica é inferior à dos concorrentes e que, se um jogador prioriza o visual em jogos, isto poderia desagradá-lo.

As razões foram construídas em cima do que tenho lido de reclamações feitas pelos próprios usuários da plataforma. Mas confesso que nenhuma delas me chateia profundamente, no caso do Wii somente a razão 7 me entristece. No caso do PS3, luzes amarelas são imperdoáveis!

Abraço e obrigado pela visita, vocês todos têm meu apreço.

Bacanas esses posts...

O Wii é mesmo para quem quer Zelda, Metroid, Mario e afins. Como eu pulei o Nintendo 64 e o Gamecube, já estava com saudades dessas franquias, por isso comprei o console. Mas para quem vem jogando esses anos todos, talvez já tenha enchido o saco mesmo.

E Lobim, o lance do Wii ter muitos acessórios é diferente do que acontecia nos tempos do Mega. Antigamente, você só tinha que comprar a pistola para jogar jogos de tiro, e por motivos óbvios: não dava para apontar o joystick do Super Nintendo para a tela e atirar. E ainda assim havia a possibilidade de jogar no direcional mesmo.

No caso do Wii, a Nintendo obriga o usuário a comprar um controle de Gamecube para jogar os títulos de GC, quando eles poderiam perfeitamente funcionar com o Classic Controller, e porque não, até com o Wiimote, embora o resultado não fosse satisfatório em alguns jogos.

No Virtual Console vale o mesmo: tem vários jogos que só funcionam com o Classic Controller, ou então com o controle do Cubo. Você acaba sendo obrigado a comprar vários acessórios para curtir jogos!

Eu adoro o meu Wii, acho os jogos ótimos e estou me divertindo até hoje com o jogo do Michael Jackson. Tive um Super Nintendo e adorei. Mas vamos ser francos, a Nintendo é (e sempre foi) uma mercenária dos infernos.

O posto de "mercenária" da nintendo está sendo perdido pra capcom... hehe Bem, seguindo a lógica desses posts o único aparelho da geração atual que vale a pena ter é o x360, eh isso? rs No mais faço das palavras do sabat as minhas... Ah, tenho um wii e um xbox 360 e o meu xbox não é ligado há mais de um mês... Não sei por que mas o wii me diverte muito mais, talvez pq eu não tenha muito tempo (ou paciência) pra me dedicar muito aos jogos, ai como os jogos do wii são mais "objetivos" eu acabo me divertindo mais com eles...

Caraca, concordo com TUDO... Principalmente com a parte que diz que tem opções pouco aproveitadas... A Nintendo é mestre nessas coisas, o Nintendo 64 que praticamente não tem jogo Multi-player que não seja versus, a conexão Wi-fi do Nintendo DS que também é Sub-utilizada, a Bazuca do Super Nintendo e por aí vai...

Mas no fritar dos ovos sobra muita coisa boa. Uma coisa boa que o Wii trouxe, foi o Mario Multi-Player, não é uma boa?

Excelente postagem, tá de parabéns.

olha seu lixo vc nao sabe de nada esses 10 motivos o unico que eu concordo é o dos graficos mais o resto é tudo injustisa pq tem varios acessorios carissimos do xbox e do ps3 entao quando vc quizer dar a sua opiniao pelo menos de uma opiniao certa otario!!!!!!! mais e outra coisa vc deve ser aqueles fanaticos por jogos de tiros eu sou mais nem tanto pra falar mal de um console que vc nao sabe nada

Sempre tem um anônimo se aproveitando do "manto de invisibilidade" da internet pra avacalhar, né?

Concordo em muita coisa, principalmente no que tange aos acessórios. Pra curtir a maioria dos jogos do meu PS3 eu só preciso mesmo do controle que veio com o aparelho, por exemplo (sinceramente, Guitar Hero já encheu o saco na era PS2 e duvido que pinte algum jogo que me convença a comprar um PS Move).

Quanto às funcionalidades das redes online, não posso dizer nada, pois meu console fica offline e não sinto falta de jogar online. Se eu quiser jogar Mortal Kombat no modo versus eu chamo a minha noiva, o que é muito melhor do que jogar com um desconhecido através da rede, seja antes ou depois do jogo.

Essa série de posts está muito interessante, agora só falta a do X-Box 360. Fogo é aturar a chuva de "haters" e "istas" em cada post. :D

Os jogos do Wii são mais baratos do que os de PS3.

Postar um comentário